sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A INCLUSÃO EMBASADA NA TECNOLOGIA


Conforme destacou Vygostsky, é sumamente relevante para o desenvolvimento humano o processo de apropriação, por parte do indivíduo, das experiências presentes em sua cultura. O acesso aos recursos oferecidos pela sociedade, escola, tecnologias, etc., influenciam determinantemente nos processos de aprendizagem da pessoa.
As Tecnologias da Informação e da Comunicação são indiscutivelmente hoje um tema urgente e palpitante para todos os cidadãos brasileiros. Mais ainda se torna uma questão de possibilidades e novos caminhos para a Educação, e, dentro desta, uma crescente e necessária utilização de suas ferramentas no processo educacional de pessoas com deficiências. O processo transformador, chamado de inclusivo, do acesso às informações e ao conhecimento através do uso de computadores e de suas redes de comunicação, há uma urgente necessidade de sua democratização de acesso e uso, correndo-se o risco de acentuar e não remover as divisões e barreiras entre os que podem e os que não podem usufruir destas ferramentas tecnológicas atuais
As chamadas inovações e avanços no campo das tecnologias têm surpreendido a humanidade, muitas vezes criando mitos e explorações, que irão favorecer os processos de aprendizagem, profissionalização, autonomia e de inclusão social destes cidadãos.

Um comentário:

  1. Incluir significa muito mais que dá acesso, muitas vezes a Educação apenas possibilita conhecer as novas tecnologias, mas, até que ponto nossos profissionais da educação estão inseridos na sociedade do conhecimento? Construir habilidades e competências para o uso das novas tecnologias no cotidiano dos educandos vai muito além de laboratórios de informática nas escolas, realizei pesquisa científica no municipio de Juazeiro do Norte sobre a inclusão tecnológida dos alunos da EJA, podemos constatar que a escola até então necessita dar muitos passos nessa direção, principalmente, no que se refere a formação docente, é sempre bom refletir sobre nossas práticas educacionais e você pode contribuir com essa transformação!

    ResponderExcluir